“Gincana Social” é selecionado para participar da 9ª Feira Nacional de Projetos

A “Gincana Social” foi uma ação desenvolvida pelo Clã Pioneiro Piocãmecrã, do GEJA, durante o ano de 2017. Ao longo dos meses de abril a dezembro, os jovens do grupo foram mobilizados para arrecadar alimentos, agasalhos, produtos de higiene e brinquedos para doar à Creche Caminho da Luz, localizada em uma comunidade extremamente carente no entorno do Distrito Federal. O que torna esse projeto diferente é que sua organização se deu na forma de uma gincana, dividida em duas categorias (Alcateias e Tropas), e envolveu ações de conscientização e atividades lúdicas em uma competição sadia.

A arrecadação dos donativos foi feita em todas as atividades de sede do grupo; no entanto, em alguns dias havia a possibilidade de pontuação dobrada em função de datas especiais: nos meses de junho e julho, período de muito frio no DF, a arrecadação de agasalhos foi incentivada; em outubro e dezembro, foram valorizadas as doações de brinquedos; e em agosto, produtos de limpeza.

Como aspecto motivacional, em setembro foi realizada uma atividade de grupo onde os jovens participaram de jogos competitivos, no Campo Escola da Região Escoteira do DF, valendo pontos para a gincana. Nessa atividade, além de diversão, foram trabalhados aspectos voltados à liderança, à responsabilidade, à inclusão e ao espírito de equipe.

O projeto atendeu de forma direta aproximadamente 150 crianças carentes e suas famílias. Além disso, a comunidade do Jardim ABC, região onde fica localizada a creche A Caminho da Luz, teve a colaboração dos Pioneiros do GEJA na aplicação de atividades no dia da criança e na festa de encerramento do ano, inclusive com a doação do lanche comunitário. Para os jovens do GEJA, o projeto ajudou a disseminar a solidariedade e a responsabilidade social, trazendo a certeza de que o espírito escoteiro pode fazer a diferença para muitas pessoas.

A 9ª Feira Nacional de Projetos Escoteiros é uma iniciativa da União dos Escoteiros do Brasil, aberta à participação de qualquer Unidade Escoteira Local (UEL) e Região Escoteira. O objetivo é compartilhar experiências de sucesso entre os membros do Movimento Escoteiro, oportunizando o contato com iniciativas que colaboram para o fortalecimento de nossa instituição, o crescimento de seu efetivo e o reconhecimento junto à comunidade local.

Ao total, 15 projetos de grupos de todo o Brasil estarão expostos nas categorias “Poster” ou “Relato de Experiência” — o DF será representado pelos projetos “Gincana Social”, do GEJA, e “Enxergando Longe”, do Grupo Escoteiro do Mar Almirante Benjamin Sodré (23º DF). Os projetos selecionados para a 9ª Feira Nacional de Projetos Escoteiros permanecerão expostos durante o 24º Congresso Nacional Escoteiro, entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2018, em Curitiba.

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro dos 11 aos 14 anos. Depois cuidei da vida - estudos, trabalho, família. Retornei ao Escotismo quase 30 anos depois, com o ingresso da minha filha e, mais tarde, do restante da família. Atualmente, atuo como Diretor de Métodos Educativos no GEJA e na equipe da Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.