Como o jovem pode começar no Escotismo?

Participar do Movimento Escoteiro é um grande aprendizado para os jovens!

Passo a passo para ingressar no GEJA

O que é necessário?

– O(A) jovem ter entre 6,5 e 21 anos
– O(A) jovem estar alfabetizado(a)
– A família participar da reunião de orientação aos pais

Passos:

Você pode se informar sobre o Movimento Escoteiro no site dos Escoteiros do Brasil e sobre o GEJA neste site mesmo! Se quiser, também pode mandar uma mensagem de WhatsApp!

PASSO 2: Preencha a ficha da Lista de Espera

No Escotismo, acompanhamos cada jovem individualmente, mesmo nas atividades de equipes. Por isso, temos um limite de vagas definido pelo Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil.
Para manter o controle das vagas, todos os jovens que desejam ingressar no GEJA devem preencher a ficha da lista de espera e aguardar – o GEJA entrará e contato assim que uma vaga ficar disponível!
É bom destacar que, devido à grande procure pelo nosso grupo escoteiro, em algumas faixas etárias (especialmente os mais jovens) o tempo de espera pela abertura de vagas pode ser longo. Quando for o caso, você receberá essa informação no e-mail de confirmação após preencher a ficha da lista de espera. Caso a vaga demore a aparecer e você não queira esperar, visite outros Grupos Escoteiros – há vários no DF. O importante é ser escoteiro!

PASSO 3: Participe da reunião de orientação dos pais

Havendo vaga disponível para a faixa etária do seu filho(a), a nossa Diretoria de Relacionamento Institucional entrará em contato para agendar um dia para os pais participarem de uma reunião de orientação sobre o Movimento Escoteiro. Essa reunião é virtual e a participação é obrigatória – fazemos questão que você, como pai/mão/responsável pelo jovem, entenda bem o que é o Movimento Escoteiro.
Após a participação na reunião de orientação, o jovem poderá iniciar o período de experiência.

PASSO 4: Faça o registro provisório e comece o período de experiência

Para começar as atividades, é necessário fazer o registro provisório do(a) jovem interessado em ser escoteiro(a). O registro provisório dá uma série de garantias tanto ao GEJA quanto ao jovem, como o seguro escoteiro, o direito de participar de atividades regionais e nacionais e outros benefícios. O registro provisório é feito quando os pais preenchem a ficha de registro provisório, após a reunião de orientação dos pais, e dá direito a participar de até 3 (três) atividades escoteiras nos próximos 30 (trinta) dias. Após esse período de experiência, é necessário fazer o registro definitivo.

PASSO 5: Terminou o período de experiência? Faça o registro definitivo!

O registro definitivo é a confirmação de que o(a) jovem realmente deseja continuar no Movimento Escoteiro. O registro definitivo é feito online e requer o pagamento da taxa de inscrição do Grupo, do registro anual junto à União dos Escoteiros do Brasil e da taxa de contribuição do GEJA. Esses valores são informados na reunião de orientação dos pais (Passo 3).

Tem dúvidas?

Às vezes, você pode ficar com alguma dúvida sobre algum dos termos usados, ou simplesmente querer saber mais detalhes.
Preparamos uma página de Perguntas Frequentes que talvez possa ajudar – mas se ainda tiver alguma dúvida após ler, fique à vontade para Entrar em Contato!