Começa a Aventura 2022 em Serra Dourada!

Hoje (qui, 14/abr/2022) os jovens Seniores e Guias das Tropas Seniores Ibiajara e Yucumã do Grupo Escoteiro José de Anchieta partiram para uma aventura incrível: o Acampamento Volante da Serra Dourada.

Que tal aproveitar a oportunidade para entender como essa aventura contribui para o desenvolvimento dos jovens e como ela se encaixa no Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil?

O Ramo Sênior no Movimento Escoteiro

Ramo Sênior concentra sua ênfase educativa no processo de autoconhecimento, aceitação e aprimoramento das características pessoais, auxiliando o jovem na formação de sua identidade e a superar os principais desafios com que se depara nessa etapa da vida.

O processo de formação da identidade pessoal de Seniores e Guias é intenso. Para cada indivíduo, além de descobrir o mundo, seu desenvolvimento também envolve identificar o espaço que ele ou ela ocupará neste mundo. Para tanto, os jovens devem se conhecer melhor, testar seus limites, aceitar e aprimorar suas características pessoais, se desafiar constantemente na busca de sua identidade

A aventura deixa de ter um fim em si mesma e passa a ser um instrumento de preparar os jovens para o mundo. Dessa forma, o marco simbólico do Ramo Sênior que contextualiza a ênfase educativa é superar os seus desafios.

Por meio do desafio e da oportunidade de transpô-lo, os jovens têm a chance de descobrirem seus limites e suas características pessoais, importante passo na formação da identidade.

A expressão seus próprios desafios não desestimula a vida em equipe. Somente destaca que a formação da identidade é um processo pessoal. O importante é interiorizar as experiências vividas em equipe.

Como Serra Dourada contribui para o crescimento pessoal

Um acampamento volante, desde a preparação da programação até a sua execução, estimula o jovem a uma reflexão constante de sua postura com relação a si mesmo e aos demais, ensina os jovens a lidar com as diferenças, oferece aos jovens uma série de oportunidades para tomar decisões e desenvolver sua autonomia.

Quem participa dessa aventura em 2022?

O Acampamento Volante da Serra Dourada acontece a cada dois anos em conjunto com o Grupo Escoteiro Polivalente de Goiânia.

Além dos jovens do Ramo Sênior, três jovens do Ramo Pioneiro do GEJA embarcaram na aventura nesse ano.

A equipe de escotistas do GEJA é composta por Laudineia Halabi, Átila Pessoa, Pedro Luminati, Fabrizio Garbi, Marcos de Abreu Filho, Leo Mendes, Langerthon Villanova, Jamana Azevedo e Claudio Barros, além dos pais de apoio César Halabi e Ricardo Carvalho.

Em nome das famílias, nosso grato, gratíssimo aos adultos voluntários que têm dedicado meses de preparação, viagens de reconhecimento, planejamento que culminam agora em quatro dias de intensa programação e uma jornada marcante.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.