GEJA reformula site com novas funcionalidades e padrão visual

Nos últimos anos, o site do GEJA vem ganhando uma série de recursos e agregando serviços – alguns vieram para ficar, como a Lojinha Virtual, enquanto outros acabaram caindo em desuso, sendo descontinuados, como foi o caso da Comunidade GEJA – rede social própria utilizada no GEJACamp 2020.

De tempos em tempos, o site passa por um “face-lift” para atualizar o padrão visual, reestruturar a forma como está organizado – as tais da “ergonomia” e da “usabilidade” – e incorporar novas funcionalidades. Dessa vez, foram as três coisas!

Novo padrão visual

Desde o início de 2021, as publicações do GEJABlog vêm utilizado, como imagem de destaque, ilustrações com um certo estilo. Esse estilo deu mais leveza às postagens no Blog e, a partir de agora, passam a fazer parte do padrão visual do próprio site, utilizadas como figuras representativas das várias páginas internas.

Ainda sobre o visual, as fontes foram alteradas, sendo utilizadas uma fonte reta para os títulos e opções de destaque (como botões, por exemplo) e outra fonte – dessa vez, com serifas – para os textos. Isso deu um pouco mais de contraste entre os títulos e o texto corrido, destacando melhor as chamadas principais.

Menus reorganizados e com mais recursos

Os menus do site também foram reorganizados e divididos em três:

  • Menu Principal, que traz as principais seções do site;
  • Menu Secundário, com acesso a áreas mais voltadas a cadastros, informações pessoais e gestão interna do GEJA; e
  • Menu do Rodapé, com links para outros sites e sistemas, como Meu Paxtu e os sites dos Escoteiros do Brasil e dos Escoteiros do DF – nesse menu também estão a Política de Privacidade os Termos de Uso.

Além do rearranjo, o Menu Principal ganhou uma funcionalidade conhecida como Mega Menu – ao passar o mouse nos itens do menu, novas opções são abertas com um novo visual, mais intuitivo e trazendo, já no menu, acesso a informações relevantes para o usuário.

Acesso com redes sociais

Já era possível “logar” – ou seja, entrar como um usuário registrado do site – usando as contas do Google e do Facebook. Agora, também é possível entrar com as contas do LinkedIn e do Discord – e que não tem conta pode criar uma usando todas as quatro redes sociais!

Reorganização de conteúdos

Para facilitar a visualização e o acesso ao conteúdo, algumas páginas foram “quebradas” em duas ou mais, como foi o caso da que apresentava o GEJA. Antes, na mesma página havia informações como quem somos, história do GEJA, José de Anchieta, seções e adultos – muita informação num lugar só, o que dificultava a leitura e deixava o acesso lento.

Na reformulação, o usuário terá acesso, já no menu “SOBRE O GEJA”, tanto à página “Sobre o GEJA” – que atua como um hub, informando sucintamente que o GEJA é um grupo escoteiro, qual o nosso propósito e a nossa finalidade (conforme definido no nosso regulamento) e acesso para as demais páginas relevantes:

  • História (do GEJA e de José de Anchieta);
  • Seções (apresentando todas as Seções e os adultos responsáveis por cada uma);
  • Gestão do GEJA (nova página com o organograma e as atribuições de cada órgão do grupo);
  • Calendário GEJA (com o calendário do grupo – “ao vivo” e reformulado);
  • Documentos (de todos os tipos – históricos, institucionais, de formação…); e
  • Galeria de Honra (com a relação de jovens e adultos que conquistaram nível máximo de progressão pessoal).

Nova ferramenta de Aprendizagem

Desde 2020, o GEJA oferece Cursos virtuais em seu site.

Com a reformulação, os conteúdos foram revisados e corrigidos. Além disso, houve mudança da ferramenta de gestão da aprendizagem (o tal do LMS – Learning Management System) – a nova ferramenta é mais rápida, flexível e atrativa visualmente.

Infelizmente, não foi possível fazer a migração de quem havia terminado cursos na ferramenta antiga… Mas como os cursos são gratuitos, que tal fazer uma reciclagem?

Próximos passos

O lançamento do site “GEJA 2022” está na fase “beta”, ou seja, em testes. Se você encontrar alguma coisa que não está funcionando, perceber algum erro ou quiser fazer qualquer sugestão, acesse o FALE COM O GEJA” (no Menu do Rodapé) e mande uma mensagem – afinal, estamos tendo esse trabalho para facilitar a vida da nossa comunidade – e aproveite para assinar o boletim semanal do GEJABlog!

Você gostou do novo visual e das funcionalidades do nosso site? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário com a sua opinião!

Autor

1 comentário em “GEJA reformula site com novas funcionalidades e padrão visual”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima