GEJA lança servidor Discord

O servidor Discord do GEJA permite mais interação e melhor comunicação, aumentando as opções para a realização de atividades virtuais.

Alerta, Alerta!

Mesmo depois das atividades escoteiras presenciais serem aprovadas, acredito que ainda vamos conviver durante um bom tempo em ambiente virtual.

Dessa forma, o GEJA lança para toda a comunidade do Grupo seu servidor no Discord. No servidor do GEJA no Discord é possível entrar em vários canais de texto voz, realizar reuniões, atividades por base e interagir com os bots.

Hein? Servir quem? Discordar de quem? Canal… tipo de TV? Bot não é aquele negócio de espalhar notícia falsa?

Pois é, a primeira vez que ouvi a frase não entendi nada.

Daí vieram o 8º Jamboree Nacional e a 2ª Caçada Nacional, ambos eventos online. Como muitas das atividades aconteceram no Discord, tive de correr atrás para entender do que se tratava.

Li sobre o Discord, assisti vídeos tutoriais no YouTube e conversei com quem já usava a ferramenta.

Minha filha falou que o Discord era um WhatsApp turbinado – e realmente ele é muito mais do que uma ferramenta para trocar mensagens.

De forma simples e direta: o Discord é um programa de conversa por texto e por áudio. Se você quer conversar na internet, o Discord é uma plataforma bem robusta que oferece várias opções para interações online.

Atualmente o Discord é muito utilizado para bate-papo em jogos online ou gravações de podcast. Então duas pessoas jogando um jogo online ao mesmo tempo podem se conectar em um canal no discord e conversar por áudio enquanto jogam.

Antes de qualquer outra coisa, vamos ao vocabulário básico:

  • Discord: aplicativo para interações na internet via texto e voz que pode ser usado pelo computador, smartphone e tablet.
  • Servidor: local na internet onde fica armazenado (=hospedado) um conjunto de informações específicas. O servidor do GEJA no Discord é a nossa sede Escoteira dentro do Discord. Servidor = sede virtual do GEJA;
  • Canais: locais dentro do servidor onde as interações acontecem. São como salas dentro da sede. Os canais podem ser de texto ou voz. Canais = grutas das Alcateias, cantos de Tropas, secretaria, sala de reuniões;
  • Bot: abreviação para robot, robô em inglês. Bots são programas que executam ações automáticas conforme comandos específicos. No Discord, os bots podem, por exemplo, tocar ou parar músicas conforme o comando o usuário ou emitir uma mensagem padronizada conforme uma palavra chave é mencionada em uma interação.

O que é possível fazer no Discord?

  • Criar servidores;
  • Criar canais;
  • Usar emojis personalizados;
  • Interagir por meio de texto e voz;
  • Fazer chamadas em vídeo;
  • Jogar;
  • Instalar bots.

Ah, o Discord é totalmente gratuito.

Considerando a possibilidade de que as atividades escoteiras remotas continuarão sem tempo determinado para acabar e a atração que o Discord tem para parcela dos jovens e todas as suas ferramentas, parece ser uma boa ideia construir uma sede virtual do Geja no Discord.

Entra, então, o Chefe Santiago. Ele trouxe a ideia de criar um servidor no Discord e o Bruno aprovou a ideia de imediato. Pronto: sede virtual no Discord construída.

Fiz uma entrevista com o Santiago para marcar o lançamento da sede virtual do GEJA no Discord e para entender melhor como a plataforma funciona. A seguir um resumo da entrevista. As respostas em texto são uma versão escrita por mim baseadas nas respostas do San via áudio.

Você também tem acesso ao áudio original do Chefe Santiago no final deste post.

E logo após o resumo da entrevista, confira o passo-a-passo para usar o servidor do GEJA no Discord!

Resumo da entrevista com o Chefe Santiago

Chefe Marcelo:Primeiro, qual o jeito certo de falar: você criou um servidor do Geja no Discord com vários canais ou você criou um canal do Geja com várias salas? Ou não é nada disso?
Chefe Santiago:Criamos um espaço no Discord para todo o GEJA conversar, trocar ideias, colocar informações e fazer reuniões. Dentro da plataforma termos canais de texto e canais de voz, mais popularmente pode-se falar salas de texto ou salas de voz.
Chefe Marcelo:Como está organizado o espaço do geja no Discord?
Chefe Santiago:Por enquanto, o servidor está dividido nas seguintes canais:
– Social: jogos, música e bate-papo, informativos e suporte técnico;
Seções: cada Seção tem salas de voz e texto; os membro de cada Seção terão acesso apenas às salas de sua Seção;
– Eventos: para todas as seções usarem para atividades por base, por exemplo;
– Diretoria: a Diretoria tem salas de voz e texto que podem ser acessadas apenas por membros da Diretoria para reuniões;
– Escotistas: salas exclusivas para as equipes de Escotistas se encontrarem virtualmente.
Vale ressaltar que as configurações das categorias podem ser alteradas ou se podem criar novas categorias conforme as necessidades das Seções, Diretoria ou Conselho de Pais.
Para os membros do GEJA acessarem o servidor, vamos disponibilizar um link e quando cada jovem ou adulto acessar o servidor, será realizado o cadastramento do membro do GEJA para identificarmos o participante e sua seção.
Dessa forma, teremos segurança de que todos os que acessam a sede virtual são efetivamente membros do GEJA.
Cabe também aqui a informação de que o administrador do servidor do GEJA no Discord é quem recebe as solicitações de cadastro de cada membro, dando a cada jovem ou adulto acesso às categorias adequadas.
Chefe Marcelo:Que atividades escoteiras você acha que podem ser feitas no Discord?
Chefe Santiago:A vantagem do Discord para atividades Escoteiras remotas é que o usuário pode entrar nas salas e transitar entre as salas sem a necessidade de gerar novos links ou sem novas autorizações. Com apenas um clique o usuário pode sair de uma sala e entrar em outra.
Dessa forma, atividades por base são mais facilmente organizadas sem se perder muito tempo para transitar entre uma sala e outra. Esse é o ponto forte do Discord para atividades Escoteiras.
Além disso, pode-se fazer compartilhamento de tela facilmente, além de abrir salas com 25 participantes com vídeo ligado ou 50 participantes interagindo com áudio.
Chefe Marcelo:Já usamos o Discord no JOTI. Como foi a experiência?
Chefe Santiago:Sim, já tivemos nossa primeira experiência no Discord no JOTI 2020 com uma equipe da Tropa Nárnia. Organizamos uma sala para cada tarefa que propiciou uma interação bastante efetiva entre os jovens que participaram.
Chefe Marcelo:Conte como foi a construção do espaço do GEJA no Discord?
Chefe Santiago:A construção do espaço do GEJA no Discord surgiu com a experiência do San em eventos Escoteiros online, como o 8º Jamboree Nacional Online e eventos de Jovens Líderes.
A facilidade de criar salas e transitar entre as salas tornam eventos online mais dinâmicos, possibilitando interações via texto, áudio e vídeo, além da opção de compartilhar arquivos.
O grande objetivo da sede virtual do GEJA no Discord é construir uma comunidade em que os membros do Grupo possam interagir a qualquer momento e realizar atividades Escoteiras online.
Chefe Marcelo:Fale sobre os bots que você criou para o GEJA no Discord.
Chefe Santiago:Os bots são robôs virtuais programados para executar ações específicas dentro do servidor e que auxiliam usuários e mediadores durante as atividades.
Por enquanto, os bots que já estão prontos e atuantes são:
– Gejazita: ela auxilia no cadastramento;
– DJ Gejinha: ele atua apenas na sala Festa Escoteira e os usuários podem pedir músicas para o DJ;
– Gartic: esse é um bot exclusivo para a sala deste jogo;
– José de Anchieta: ele é o moderador de bate-papo; ele tem respostas programadas e fiscaliza o uso de alguma palavras específicas dentro das salas de texto para orientar os participantes quanto ao uso de palavras inadequadas.

Como usar o servidor do GEJA no Discord?

Criar uma conta e acessar o servidor do GEJA no Discord é fácil – basta seguir o passo-a-passo. Se tiver alguma dificuldade, entre em contato com o Chefe Santiago, que é super-prestativo!

Passos necessários:

Passo 1

Crie uma conta no Discord – esse vídeo ensina a fazer isso: https://youtu.be/XXoNYsNdgcQ

Passo 2

Acesse o servidor do GEJA no Discord por meio desse link: https://discord.gg/yqzpt83

Passo 3

Acesse a sala de cadastro e identifique-se:

Passo 4

Aguarde o Administrador do servidor vai confirmar seu cadastro e dar acesso às salas conforme sua categoria e seção.

Com seu perfil completo e cadastro feito, você terá acesso ao servidor do GEJA e poderá participar e organizar atividades virtuais na sede do grupo no Discord.

Abaixo seguem dois tutoriais de como usar o Discord:

Então é isso, pessoal.

Parabéns e obrigado ao Santiago, que atua ativamente na TECS e na equipe regional de Jovens Líderes e mostrou toda sua proatividade em sugerir e executar esse projeto.

Entrevista com o Chefe Santiago

Autor

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.