GEJA lança novo lenço oficial

O novo desenho mantém os traços clássicos do nosso lenço, mas acrescenta novidades

No final de 2019 foi lançado o novo lenço do GEJA. Apesar da mudança não ter sido planejada previamente, a decisão de atualizar o layout foi tomada em função de dois aspectos:

  • a dificuldade que a Diretoria estava tendo em encontrar fornecedores que conseguissem reproduzir o desenho anterior com qualidade e preço adequado; e
  • a oportunidade para melhorar detalhes de acabamento do lenço anterior

Em relação à qualidade e ao custo, o lenço anterior trazia a logomarca do GEJA como um bordado, que ficava muito bonito quando bem executado, mas muito ruim quando o ponto era muito grosso. Infelizmente, o antigo fornecedor aumentou muito o preço para fazer o bordado com a qualidade anterior e não foi possível localizar um novo fornecedor que fizesse um bom trabalho a um preço acessível. Outros problemas eram o tecido, que variava em cor e tipo, e os dois viezes marrons, que desbotavam e/ou soltavam fios.

Com esses problemas, a Diretoria resolveu repensar o lenço como um todo. Dessa forma, forma adotadas algumas soluções diferentes para melhorar a qualidade e a padronização, reduzir o custo e ampliar as opções de fornecedores.

O que mudou

O bordado do GEJA foi substituído por uma “bolacha”, tendo o fundo marrom com a marca do GEJA em amarelo. A bolacha é produzida como se fosse um distintivo de atividade e encomendado a partir de arte digital enviada pelo GEJA — ou seja, temos controle sobre o material, cores, tamanhos e prazos, a um custo baixo.

Os vieses marrons foram mantidos, porém o primeiro viés agora faz o acabamento do corte do lenço, “abraçando” o tecido. Isso ajuda a evitar que o lenço desfie e reduz ligeiramente o custo de costura.

O tecido do lenço também foi padronizado, sendo escolhido o mesmo tecido do lenço da Nacional. É um tecido que apresenta maior durabilidade, embora seja mais espesso. Para ganharmos descontos no preço, o GEJA adquiriu um rolo do tecido, suficiente para um bom estoque de lenços.

Uma vez que o GEJA irá fornecer todos os insumos (tecido, bolachas com a marca do grupo e vieses), o custo de costura fica bastante reduzido e aumentam as opções de fornecedores (afinal, é só “montar” o lenço), o que permite melhor pesquisa de preços e maior controle de qualidade.

Troca do lenço

Quem tem lenço do modelo antigo pode continuar usando normalmente. A troca para o novo modelo pode ser feita quando o associado achar mais conveniente.

O novo lenço já está disponível para venda na lojinha do GEJA, com preços de R$ 25,00 (modelo com 70cm de lateral) e R$ 30,00 (modelo com 90cm de lateral).

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro dos 11 aos 14 anos. Depois cuidei da vida - estudos, trabalho, família. Retornei ao Escotismo quase 30 anos depois, com o ingresso da minha filha e, mais tarde, do restante da família. Atualmente, atuo como Diretor de Métodos Educativos no GEJA e na equipe da Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.